11/05/2020 às 18:00

6 coisas que você precisa saber para ter um ensaio maravilhoso

924
5min de leitura

Tenho certeza que se você está pensando em fazer um ensaio fotográfico é para guardar na memória um momento épico da sua vida. Talvez seja o momento de parar e curtir um dia pré casamento, fazer aquelas fotos com gostinho de que tá quase chegando o grande dia, ou seja para celebrar a vida com a gestação ou aquelas fotos incríveis com a família toda. 

E quando a gente para pra pensar sempre surgem muitas dúvidas, talvez até tenha quem pense que dá muito "trabaio" e eu sempre recebo muitas perguntas quando converso com os clientes do tipo: "Dener, me ajuda! Que roupa eu vou? Qual lugar é bonito? Que maquiagem eu faço?..."

E por isso resolvi descomplicar tudo e te dar 6 dicas para você ter um ensaio maravilhoso e ver que não precisa se preocupar com nada além de curtir esse momento. E no final, se você é noiva, tenho uma surpresa para ti.

1 -  O lugar mais bonito não é importante

Acho que a primeira coisa que me perguntam na hora de planejar o ensaio é sobre a locação. E é normal a gente dificultar essa escolha e acabar pensando em 1000 lugares super bonitos e não decidir nada. Mas veja bem, o lugar mais bonito pode não ser o ideal para o seu ensaio. Sempre que algum cliente me pede uma sugestão de lugar eu questiono primeiro que lugar eles se identificam. Muitas vezes o primeiro lugar que pensamos até pode ser incrível, mas não faz nenhum sentido para quem está sendo fotografado. Fotos na praia são lindas (o nascer do sol aqui no sul é espetacular) mas já pensou que se você não gosta de mar, ou de areia nos pés isso pode ser um grande tormento?

A minha dica é: pense em um lugar que faça sentido para você. Se for um ensaio pré casamento, que tal ir a algum lugar que vocês curtam, que fez parte da história de vocês? Ou um ensaio de gestante e família por que não ser em casa, no sítio dos avós ou em alguma praça que a família costuma passear?

Tenho certeza que dessa forma você vai se sentir muito mais a vontade, e no futuro quando vocês olharem o álbum de fotos tudo fara sentido e vocês lembrarão o porque escolheram aquele lugar e não apenas um lugar "qualquer".

Essa foto foi feita na casa da gestante.

2 - Use roupas que você sempre usa

Não estou dizendo que os homens podem ir de chinelo e regata (se não a mulherada me mata) hahaha

Mas pensa comigo, se você nunca usou um vestidão, com uma super calda e colorido na vida, será que o melhor momento para isso é no dia do seu ensaio?

Claro que é importante pensar em um look legal, que combine com a ideia do ensaio, mas que acima de tudo combine com você. Se você curte usar camisa, ok. Camiseta? ok. Vestido ou calça jeans? Ok! Não tem certo e errado, o "certo" é você ser você mesmo e vestir aquilo que te agrada, para que quando você olhar as fotos possa sentir: " Uau, eu sou assim mesmo"

Aqui uma dica legal também é pensar no lugar. Por exemplo, se você escolheu uma locação no campo, onde tem muitas cores, fica bacana uma roupa com pouca estampa e mais neutra ou vice versa.

3 - Maquiagem faz a diferença

Essa é para a mulherada.

Mas cuidado menina, ela pode fazer a diferença para o bom resultado e também para o não tão bom assim heheh

Aqui vai a mesma ideia das roupas, opte por uma maquiagem que você já está acostumada.

Maquiagens mais leves, com o ar mais natural caem super bem e deixam as fotos ainda mais espontâneas e verdadeiras.

Faça você mesmo ou escolha uma profissional que você curta.

Nós não oferecemos maquiagem nos ensaios pois entendemos que justamente cada mulher é única e tem seu estilo próprio, por isso vai saber escolher o que fazer, que melhor combine com seu estilo.

4 - Aproveite o dia do ensaio

Essa dica é fenomenal! Aproveite ao máximo o dia do ensaio, se puder tire o dia de folga e volte toda sua energia para as fotos. Sair para ser fotografado não é um dia "típico" para a maioria né? Então aproveite e curta ao máximo como um passeio tranquilo que você vai dar com quem você ama. Evite preocupações e nada de se estressar com a noiva que demorou pra se arrumar, ouviu noivo? hahaha

É um dia pra curtir quem você tem do lado e deixar os sentimentos verdadeiros acontecerem.

5 - Escolha um bom horário

A escolha do horário para o ensaio é muito importante. Se você fizer suas fotos no sol do meio dia não terá o mesmo resultado que as fotos feitas no final da tarde.

Eu sugiro sempre fotografar nas primeiras horas do dia ou no final da tarde. Depende o lugar e o resultado que queremos. Eu gosto muito dessas luzes mais suaves que o sol tem nesses horários. Eu curto bastante iniciar a sessão 2h antes do por do sol e pegar finais de tarde incríveis (o resultado sempre é bom) ou iniciar cedinho, com o sol nascendo. Além de ter fotos espetaculares ainda tem a experiência de curtir esses momentos que sempre são mágicos.

6- Não se preocupe com poses

Você também odeia aquelas fotos posadas em que você precisar dar aquele sorriso amarelo para a câmera? Eu também.

O ensaio deve ser leve e descontraído, você não precisa se preocupar em posar para a foto. Eu quando estou fotografando sempre quero deixar as pessoas a vontade, sem muito protocolo. Claro que vou sugerir algumas coisas, vou partir de uma "pose" e a partir disso buscar algumas reações espontâneas. O importante é você estar conectado com quem você está fotografando e as coisas acontecem de forma tranquila.

Dica extra: Escolha um fotógrafo que você confie

Por última, mas talvez uma das mais importantes, encontre um fotógrafo que você confie e que você deseje ter fotos feitas por ele.

Hoje você pode abrir o instagram e encontrar muitos fotógrafos com diferentes tipos de trabalhos e estilos, por isso você deve ter cuidado para escolher aquele que vá de encontro as suas expectativas.

Por exemplo, tenho muitos amigos fotógrafos que amo seus trabalhos, são extremamente competentes e qualificados, mas não me imagino sendo fotografado por eles, seja pelo estilo de cores de suas fotos, forma que usam a luz ou pelo modo como direcionam seus modelos e está tudo bem, é uma questão de gosto, por isso certamente eu procuraria alguém que eu me identifique e deseje ter fotos que sejam mais a minha cara.

E depois de escolhido, no dia ensaio, confie no seu fotógrafo, ele vai estar dando o máximo de si para te entregar o melhor trabalho e te impressionar. Fotógrafo é tudo doido hahaha pilha nas doideiras dele que os resultados vão ser incríveis!

Isso tudo faz sentido para você?

E VAMOS FOTOGRAFAR TUDO!

E aí, curtiu? Queremos saber tua opinião, comenta aí embaixo qual dica tu mais gostou  e diz o que achou que vamos estar trazendo mais conteúdos desse tipo aqui no blog!

E para que tu não perca nada e eu possa te enviar em primeira mão nossas novidades clique aqui e me deixa  teu email.

11 Mai 2020

6 coisas que você precisa saber para ter um ensaio maravilhoso

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas para fazer um ensaio ensaio de família ensaio de gestante ensaio pre casamento